Cada pessoa tem o seu passatempo preferido. Alguns gostam de passar horas em frente à TV assistindo uma boa série. Outros optam por filmes de vários gêneros, músicas ou, é claro, bons livros. A leitura faz parte da vida das pessoas há muito tempo e, felizmente, temos um universo de opções. E nessas opções quase que infinitas as pessoas podem ficar perdidas no momento de escolher alguma obra. Mas existem aqueles livros que todo mundo deveria ler ao menos uma vez na vida.
Essas obras são uma fonte de conhecimento, ajudam no aprimoramento do conhecimento crítico, da imaginação, conseguem aumentar o vocabulário de quem as lê e e causar uma sensação de prazer.
Livros para ler pelo menos uma vez na vida
1 – O Livro do Desassossego, de Fernando Pessoa
Essa obra com uma linguagem poética do famoso escritor português foi publicada em 1982 e traz vários temas interessantes a respeito do existencialismo. No livro, todos os textos são assinados por Bernardo Soares, um ajudante de guarda-livros que morava em Lisboa. Além de ser também um dos heterônimos usados por Fernando Pessoa.
2 – Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus
O segundo dos livros para ler pelo menos uma vez na vida foi publicado em 1960. Sua trama menciona a realidade das pessoas menos favorecidas, que estão à margem da sociedade e são alvos de discriminação social no nosso país.
A obra é uma compilação de diários escritos por uma mulher negra, de origem humilde, moradora da periferia de São Paulo e mãe solo. Mostrando sua realidade, ela ganhou notoriedade e sua obra acabou sendo traduzida em 13 idiomas diferentes.
3 – A Hora da Estrela, de Clarice Lispector
O livro foi publicado em 1977 e pouco tempo depois virou uma leitura obrigatória nas escolas. Esse foi o último romance de Clarice. Ele conta a história de Macabéa, uma jovem alagoana que vai para o Rio de Janeiro buscando condições de vida melhores e mais oportunidades de emprego. Em seu caminho ela irá enfrentar desafios, obstáculos e situações delicadas.
4 – Dom Casmurro, de Machado de Assis
Claro que um dos livros para ler pelo menos uma vez na vida seria um clássico da literatura brasileira. A obra, publicada em 1899, conta a história de Bentinho e Capitu e é narrada em primeira pessoa. O romance ficou extremamente conhecido por conta da sua narrativa envolvente.
Além de bela, a história traz vários questionamentos que o próprio leitor responde conforme vai lendo a obra. E o sucesso foi tanto que, em 1985, a história foi para as telas da televisão.
5 – O Vermelho e o Negro, de Sthendal
O último dos livros para ler pelo menos uma vez na vida é tido como um clássico da literatura francesa. A obra é um romance mostrando a história de um jovem pobre e talentoso que vai para Paris buscando uma vida melhor em 1830.
Conforme a história vai acontecendo, ele tem que lidar com fantasmas do passado enquanto está tentando fazer parte da alta sociedade. Tudo rodeado pelo glamour da era de ouro com seus grandes salões das artes francesas frequentados pela nobreza, políticos influentes, celebridades e pelos gênios da ciência.
Esse conteúdo 5 livros que todo mundo deveria ler ao menos uma vez na vida foi criado pelo site Fatos Desconhecidos.